O Relatório Anual do Instituto da Droga e da Toxicodependência sobre a situação do país em matéria de drogas e toxicodependência revela que o consumo de drogas nas populações escolares aumentou em 2010. Estes dados associados ao crescente fenómeno de Binge Drinking, observado na população mais jovem, tem sido motivo de constante preocupação na sociedade portuguesa. Para dar resposta a este tipo de comportamento de riscos, o desenvolvimento de competências sociais tem sido considerado uma estratégia adequada. Os factores de risco, quando identificados, podem ser o ponto de partida para acções de promoção da saúde.
A adolescência é considerada um período do desenvolvimento humano de considerável risco, para o consumo de substâncias psicoactivas, no entanto constitui também um período favorável a intervenções significativas de promoção de saúde. Sendo assim, torna-se cada vez mais importante sensibilizar a comunidade para esta problemática, nomeadamente os mais jovens para comportamentos preventivos e saudáveis.
Nesse sentido o PSICOGYM – Psicologia e Ginásio de Competências promove workshops de sensibilização para o 3ºciclo e Secundário sobre os comportamentos de risco. O objectivo deste workshop é sensibilizar os jovens para as diversas fases do consumo de drogas, os factores que levam um jovem a consumi-las e riscos e consequências desse consumo. Este tipo de informação e esclarecimento pretende fornecer ferramentas que possam capacitar os jovens a desenvolver competências que lhes permitam decidir de forma autónoma sobre questões que afectam a sua saúde e bem-estar. Obviamente a colaboração das escolas, assim como a participação positiva dos alunos contribui para o êxito desta iniciativa.