Blogues

    O que fazer quando as notas do 1º período não correspondem ao que esperávamos?

    O final do 1º período de aulas é, na maioria dos casos, sinónimo de reflexão acerca do percurso escolar e, coincidindo com a entrada do novo ano, dá-se também inicio às famosas resoluções.

    Ora, o problema é quando nos deparamos com baixos resultados no primeiro período. E agora, o que fazer? Poder-se-ia optar por uma terapia de choque como a que utilizou um Pai americano, obrigando o filho a transportar às costas cartazes com as suas más notas durante um dia inteiro, mas estas não são certamente as melhores estratégias para o sucesso.

    Coaching

    O coaching – em português "treino" – compõe-se de uma prática que assenta no pressuposto de que o ser humano possui inesgotável capacidade de se desenvolver ao nível da excelência e envolve uma parceria entre o coach e o cliente, ajudando-o a definir o seu próprio caminho, no sentido do auto-desenvolvimento.

    Planeamento Familiar

    O Planeamento Familiar tem como principal objectivo assegurar que os utentes tenham acesso a informação clara e objectiva, a métodos contraceptivos eficazes e seguros, contribuindo para uma vivência saudável da sua sexualidade.  Destina-se a apoiar e a informar os indivíduos ou casais sobre conhecimentos úteis para tomar, posteriormente, decisões importantes de forma livre e responsável, como por exemplo, planear uma gravidez no momento e condições apropriadas.

    Explicações – o quê e para quem?

    Ao pensar em explicações, a maioria das pessoas associa este conceito ao insucesso escolar e a uma tentativa “desesperada” de salvar o aluno de chumbar o ano. No entanto, na nossa perspectiva, a explicação tem um significado muito mais abrangente. Tem como objectivo consolidar os conhecimentos adquiridos na escola, atingir os melhores resultados possíveis a nível de avaliação escolar e manter esses mesmos resultados.

    Ensinar os filhos a Estudar

    Enquanto Pais e Educadores todos nós queremos que as nossas crianças tenham sucesso na sua vida escolar. Para consegui-lo as crianças necessitam que alguém as ensine a organizarem-se e a potenciarem as suas capacidades. Assim, é nosso dever criar criar-lhes as condições físicas e emocionais que lhes permita estudar e aprender.

    A Saúde na Escola

    Por vezes, os jovens necessitam de apoio no sentido de serem capazes de se posicionar de uma forma crítica, perante problemas da actualidade, nomeadamente no que diz respeito à Saúde.

    Como proporcionar bons momentos em família em período de crise

    A crise, de que tanto se fala, atinge inevitavelmente a qualidade de vida das famílias. Não só a preocupação passa por manter o que é de mais fundamental, como a alimentação e habitação, como invariavelmente os primeiros cortes orçamentais são na área do entretenimento. Contudo, a crise torna-se, muitas das vezes, desculpa para se ficar em casa, comodamente, como se o gesto de sair à rua implique, à partida, um custo extra e desnecessário.

    Apoio Escolar e Enriquecimento Curricular – Para quê?

    A preocupação com as crianças não se pode esgotar na resposta aos problemas que vão surgindo, mas deve atender também às necessidades de bem-estar, prazer e de estimulação da criatividade. Para a nossa equipa, constituída por profissionais de excelência na área da Educação e da Psicologia, mas também por pais e mães, o suporte que é dado às crianças e jovens na sua vida académica, é encarado como um elemento fulcral, potenciador do seu sucesso.

    A criatividade e o sucesso do desenvolvimento infanto-juvenil

    Vivemos numa sociedade exigente, em que todos os dias são nos apresentados desafios nas mais variadas áreas, o que requer que um indivíduo tenha a capacidade de ser criativo, flexível e de se adaptar.

    A criaitvidade é a capacidade de criar, de inventar, de descobrir e de manifestar com originalidade, aquilo que se pretende produzir. Desta forma, a criatividade está directamente relacionada com a produção de ideias, com flexibilidade e adaptabilidade às respostas mais diversificadas.

    Recrutamento e Selecção

    “A primeira tentativa de seleccionar pessoas de maneira científica data de 207 A. C., quando os funcionários da dinastia Han, na China, criaram uma longa e detalhada descrição de cargo para funcionários públicos.” (Harvard Business Review, julho-agosto  1999, p.109)

    O processo de Selecção e Recrutamento é de suma importância para toda e qualquer empresa, pois é através dele que se conseguem identificar talentos que fazem a diferença no mercado competitivo actual.

    Páginas