A Obesidade Infanto-Juvenil é uma problemática cada vez mais premente na sociedade ocidental.
Estudos recentes revelam até que um terço das crianças e adolescentes portugueses tem excesso de peso. Por esta razão, a obesidade nos jovens tornou-se uma prioridade na saúde pública.
É fulcral saber identificar quais as necessidades nutricionais das crianças e adolescentes, em idade escolar, visto que uma alimentação saudável tem uma influência determinante no seu desenvolvimento intelectual, social, emocional e físico. A compreensão deste fenómeno é fundamental, assim como o reconhecimento do impacto negativo que tem no desenvolvimento da criança, tanto psicológico como físico, para uma intervenção o mais precoce e eficaz possível.
Assim, criar cenários valorizadores de uma alimentação saudável e consequente bem-estar tem sido o grande propósito do PSICOGYM – Psicologia e Ginásio de Competências – através de workshops sobre “Nutrição e Prevenção da Obesidade”, em Escolas da Grande Lisboa.O workshop tem o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do assunto, discutir a prevenção da obesidade e fazer uma projecção futura do problema, através de actividades de carácter lúdico-pedagógico, que privilegiam a interactividade com e entre os alunos.