Ensinar os filhos a Estudar

    Enquanto Pais e Educadores todos nós queremos que as nossas crianças tenham sucesso na sua vida escolar. Para consegui-lo as crianças necessitam que alguém as ensine a organizarem-se e a potenciarem as suas capacidades. Assim, é nosso dever criar criar-lhes as condições físicas e emocionais que lhes permita estudar e aprender.

    Para começar devemos proporcionar-lhe um ambiente de estudo próximo do ideal. A zona de estudo deve ser um lugar cómodo, tranquilo e bem iluminado. A secretária deve estar arrumada, limpa e livre de coisas inúteis, porque o cérebro da criança precisa de ordem.

    Independentemente da idade ou profissão, todos sabemos que para uma gestão e organização de tempo eficaz devemos recorrer a uma agenda. Incentive o seu filho a usar uma agenda, onde pode, por exemplo, registar as datas dos testes, que trabalhos de casa tem nesse dia e/ou que trabalhos tem para apresentar. É um hábito que lhe fica para a vida e, para além disso, existem agendas tão atractivas que vai ver como ele vai adorar a ideia!

    Posteriormente, é necessário que as crianças percebam que o estudo rende muito mais se forem feitas pequenas pausas para descanso e se o for dividido em temas ou capítulos. Assim, será mais fácil manter a atenção e a concentração.

    No decorrer do ano lectivo, os pais deverão estar atentos à matéria leccionada nas aulas, desta forma poderão ajudar os seus filhos a tirar notas sobre a matéria, e como estas devem ser revistas com frequência.

    À medida que o ano vai avançando isso permite-nos ensiná-los a fazer resumos e esquemas da matéria. Esta tarefa é óptima para treinar a capacidade de síntese, de expressão escrita e de compreensão das ideias contidas nos textos estudados.

    Nas épocas de testes surgem os mais elevados níveis de ansiedade, tanto para as crianças como para os Pais. Para que este efeito seja de algum modo diminuído devemos ensinar os nossos filhos a construir uma listagem dos pontos que vão sair em cada teste, o que vai fazer com que atempadamente possam planear a sua preparação, reduzindo assim a ansiedade.

    Na noite anterior a cada teste, os pais poderão promover um serão de exercícios de relaxamento, um pouco antes da hora de dormir. Estes exercícios irão ajudar à descontracção e a uma diminuição da ansiedade anterior a qualquer teste.

    Por último, mas não menos importante, não nos devemos esquecer de elogiar e enaltecer o esforço e a atitude dos filhos perante o estudo. Este ponto é essencial para que os nossos filhos se sintam motivados em continuar a fazer bem estas tarefas. Promova uma atitude optimista e positiva perante a vida, para que as crianças acreditarem nelas mesmas. Tudo isso irá promover um aumento do seu aproveitamento escolar.