A criatividade e o sucesso do desenvolvimento infanto-juvenil

    Vivemos numa sociedade exigente, em que todos os dias são nos apresentados desafios nas mais variadas áreas, o que requer que um indivíduo tenha a capacidade de ser criativo, flexível e de se adaptar.

    A criaitvidade é a capacidade de criar, de inventar, de descobrir e de manifestar com originalidade, aquilo que se pretende produzir. Desta forma, a criatividade está directamente relacionada com a produção de ideias, com flexibilidade e adaptabilidade às respostas mais diversificadas.

    Neste contexto, o educador tem um papel fundamental no estímulo da criatividade das crianças, desenvolvendo a sua imaginação e propondo-lhes criar coisas novas.

    As actividades que promovem a criatividade são aquelas em que as crianças aprendem novas técnicas e conceitos, nomeadamente através de jogos e de actividades de expressões: plástica, corporal, dramática e musical, ciência divertida, escrita criativa, culinária, entre ouras.

    O nosso papel enquanto educadores passa então por criar oportunidades neste sentido, quer num contexto formal, quer em contextos alternativos, em família e/ou nas variadas tarerfas quotidianas que fazem parte do dia-a-dia das crianças.

    Desenvolver esta competência permite-lhes, ao longo das suas vidas, ter oportunidade de crescer, de evoluir, pois é através da criação de situações inovadoras que são abertas portas no futuro.