Bullying e Cyberbullying nas Escolas

    Bullying, Cyberbullying, Violência Escolar, Escola

    O PSICOGYM – Psicologia e Ginásio de Competências tem desenvolvido desde o inicio do ano lectivo inúmeros workshops e acções de sensibilização sobre “Bullying e Cyberbullying”  para alunos do 2º e 3º Ciclo.

    Esta iniciativa surgiu da constatação crescente de que os relatos de episódios violentos em contexto escolar têm aumentando nos últimos anos, tornando-se, actualmente, uma realidade comum nas escolas portuguesas. Todos os agentes envolvidos na educação de crianças e jovens – pais, professores e outros agentes educativos – e, essencialmente, os próprios alunos, devem estar devidamente informados, esclarecidos e preparados para esta realidade. Só assim, poderão adoptar condutas preventivas e, quando necessário, identificar o fenómeno e intervir adequadamente. Neste sentido, as actividades desenvolvidas contemplaram, de uma forma geral, a contextualização do Bullying, considerando os factores que intervêm directa ou indirectamente nesta problemática, procurando criar estratégias de prevenção e intervenção no terreno.

    O sucesso desta iniciativa não teria sido possível, seguramente, sem a colaboração e total disponibilidade por parte das Escolas e sem a atitude positiva e participativa dos alunos.

    O conhecimento psicológico e educativo dos factores determinantes associados às práticas de Bullying é essencial para a implementação de intervenções psico-educativas eficazes. É fundamental esclarecer todas as questões que possam surgir sobre o tema, para evitar que se encare esta problemática com desconhecimento ou falta de empatia para com as pessoas que vivem esta realidade de perto.