Artigo no Jornal Expresso, Dossiê Especial Tecnologia e Inovação

    O PSICOGYM – Psicologia e Ginásio de Competências é um centro especializado no apoio psicoterapêutico, nas actividades de apoio ao estudo e desenvolvimento curricular, na orientação de carreiras e reclassificação profissional.

    Com sede em pleno coração de Lisboa, é um centro em que acreditamos que assumirá um lugar de destaque no tecido social e na relação de ajuda que se irá estabelecer nos diferentes contextos da comunidade, através da representação de um conjunto de serviços.

    Distinguem-se três segmentos como áreas de intervenção:

    Psicologia e Bem Estar – que presta um serviço em que a sua incidência é a compreensão dos fenómenos e processos mentais com o objectivo de garantir o equilíbrio necessário ao utentes nos seus diferentes contextos de intervenção.

    As respectivas valências são: avaliação psicológica; psicoterapia; apoio psicopedagógico; orientação escolar e profissional, e um amplo conjunto de especialidades como a: psiquiatria; pedopsiquiatria; terapia da fala; terapia ocupacional; psicomotricidade; nutrição e dietética e planeamento familiar.

    Treino de Competênciascontemplaa estimulação de competências cognitivas, em que se valoriza a relação com o outro, tendo em conta a sua evolução, crescimento e conhecimento.

    Através do: apoio educativo escolar e pré-escolar; ensino especial; estimulação cognitiva e apoio ao desenvolvimento, dirigido a crianças, jovens, adultos e idosos com o objectivo de optimizar o funcionamento cerebral, e um centro de explicações, que abrange todos os níveis pedagógicos.

    Orientação de Carreiras e Formaçãocom o objectivo de preparar e motivar os futuros e habituais trabalhadores, com uma importância substancial na reclassificação profissional e orientação de carreiras.  

    Proporciona desta forma: a orientação de carreiras; o coaching e a formação, facultando esta um vasto leque na área comportamental.

    Este projecto tem como pedras basilares a autenticidade na relação com o outro, a preocupação com o seu bem-estar, o respeito pela sua dignidade e pelos seus direitos, a protecção dos seus interesses, a responsabilidade científica, profissional e social e a competência. Contamos assim, com uma equipa pluridisciplinar de técnicos nas mais variadas áreas de intervenção e com uma bolsa de professores e formadores, em que a formação e a experiência são determinantes.

    Acreditamos que todas as pessoas possuem capacidades, simplesmente precisam ser estimuladas. 

    Rita Barata
    Directora Técnica do Centro PSICOGYM