Formação Preventiva e de Sensibilização

De forma a ter uma abrangência mais ampla a toda a população, principalmente à juvenil, criaram-se alguns temas que poderão ser abordados em contexto de prevenção primária na sede do PSICOGYM ou nas instalações das entidades interessadas, promovendo, desta forma, a sensibilização para diversas temáticas.

Entre elas:

  • Delinquência – Roubos;
  • Droga e toxicodependência;
  • Alimentação saudável;
  • Sexualidade;

Treinar aprendizagens, incitar a reflexão crítica, de modo a ajudar os jovens utentes na transformação da forma como pensam as suas próprias vidas, enquanto adolescentes, e enquanto pessoas responsáveis. Sensibilizando-os, desta forma, para um exercício da sua sexualidade e do seu corpo responsável que ajude a prevenir comportamentos de risco.

Grupo de Competências Sociais

Partindo do pressuposto que é importante promover na escola uma rede de suporte suficientemente securizante que permita ao jovem valorizar-se e criar expectativas face à sua vida futura, considera-se importante trabalhar a tolerância, a agressividade e a gestão de conflitos no seio do grupo.

As actividades propostas nos Grupos de Competências Sociais consistem essencialmente em jogos que privilegiam a utilização de regras, gestão e negociação de conflitos, resolução de problemas de grupo, a cooperação, a expressão de sentimentos e a solidariedade e partilha.

As estratégias para a concretização da acção preventiva nesta actividade são os jogos, diferentes e de carácter complementar. Em alguns casos, pretende-se apenas aprofundar as relações interpessoais, de solidariedade e partilha, promovendo-se assim o reforço da confiança em si mesmo, a necessidade de auto-controlo e a verificação da importância das regras em todos os contextos.